Seguidores

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Filhos e escola



Ser pai e mãe não é fácil, embora muito gratificante. Mãe tem que controlar tudo a tempo e espaço. Pai tem prover o lar. Mesmo quem diga que os filhos precisam ser independentes há de concordar comigo. O coração de uma mãe  ou de um pai fica pesado quando a resposta necessariamente tem que ser não. O não dito pelos pais, não é uma negativa e sim um ato de amor ou de estrema necessidade.
A educação de uma criança é obrigação dos pais. Grande parte dessa  formação, por questões culturais da nossa sociedade, fica a cargo da mulher. E o acompanhamento escolar é um dos pontos mais críticos por exigir paciência e persistência.
Acompanhar os filhos na escola não significa vestir-lhes o uniforme e enviá-los para a sala de aula. É preciso muito mais do que isso. É necessário a presença cotidiana da família na escola, o acompanhamento dos estudos em casa e a participação nos diálogos sobre a apredizagem que está sendo adquirida pela criança. Somente assim, estarão os pais participando efetivamente da vida escolar de seus filhos.

Um comentário:

  1. Demorei mais cheguei!

    Muito obrigada pela doce visita ao meu cantinho. Voltarei mais vezes!

    Beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir