Seguidores

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Quão boa mãe você é?




Corajosas, comodistas, superprotetoras, dedicadas, relapsas, possessivas, amorosas - qual a medida certa de ser mãe?
Poderíamos citar inúmeras situações que revelam as que exageram nos cuidados; as que são permissivas; as excessivamente castradoras; as que excedem na liberdade e as que demonstram desatenção e descaso. Tanto a falta quanto o excesso pode deixar sequelas, marcas que prejudicam o desenvolvimento do filho.
A que não estabelece o laço necessário com o filho não lhe transmite a certeza de que ocupa um lugar no seu desejo. Situações extremas geralmente provocam desequilíbrio. Um lar saudável prima por uma certa harmonia. Como conquistar tal equilíbrio?
O grande desafio que o mundo turbulento coloca para as mães é: como conciliar vida corrida com paz interior? Como atingir internamente o ponto de sustentação, de harmonia para conseguir a boa medida - ter firmeza ao dizer não e convicção ao dizer sim? Como não ser carrasca, tampouco superprotetora?
Educar implica limitar e frustá-lo em seu desejo. A mãe suficientemente boa é aquela que interdita a criança nos excessos e prepara-a para os obstáculos da vida. É importante que a incentive na conquista de sua independência - iniciada com a transição do peito para a mamadeira, do colo para o chão, da casa para a escola.
Há mães que não querem que o filho cresça e dificultam a conquista da liberdade e da independência. Mães fálicas, egoístas e poderosas cujos filhos, muitas vezes, terão dificuldades em assumir responsabilidades, tomar rumo na vida.
Cuidados excessivos geralmente culminam em crianças inseguras. Contudo, a falta de cuidado também  tornará um adulto angustiado, mal-humorado.
Qual a função da mãe? Preparar um filho para a vida ou para atender aos seus caprichos narcísios?
Tornar-se uma mãe razoável, exige muito trabalho e dedicação, com erros e acertos.

Adaptado de DANTAS, Eliane e LEMOS, Inez. Mãe na medida certa. In: Revista AMAE educando, maio de 2009, p. 5. 

2 comentários:

  1. Boa noite, Pérola
    Ser mãe não é nada fácil. Tudo que fazemos é pensando na felicidade e no bem dos filhos, mais erramos muitas vezes, afinal, somos seres humanos imperfeitos.
    Difícil é escolher um meio termo nem ser muito possessiva, nem muito permissiva. Este é o x da questão.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Pérola!!
    Ser mãe é uma tarefa difícil, porém muito gratificante e prazerosa, porém requer muita ateção, mito equilibrio que é difícil de se chegar mas agente tenta.
    bjs

    ResponderExcluir