Seguidores

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O poder curativo do limão



O limoeiro é uma planta originária da Ásia, mede entre 4 e 5 m de altura e seu caule é ramoso, os ramos cheios de espinhos, com folhas alternadas e de coloração verde ou verde-amareladas. Suas flores são brancas e aparecem em cachos.
O cultivo e a utilização do limão é milenar. Os indianos, chineses e árabes difundiram o seu valor medicinal entre os povos antigos, inclusive os gregos na Europa. O fruto contém ácidos cítrico e málico, potássio, cálcio, sais minerais e vitamina C.
Há vários tipos de limões: siciliano, galego, taiti, bravo, casca-fina, dentre outros.
Para fazer o uso medicinal do  limão, recomenda-se a ingestão diária de frutas, legumes e verduras para que o organismo se abasteça de celulose necessária ao bom funcionamento do intestino, devido à ação peristáltica sobre o mesmo. Deve ser tomado em quantidades progressivamente maiores. Por exemplo: o suco de 1 limão no primeiro dia, 2 no segundo dia e assim por diante, até o 10; depois vai diminuindo a dose pela mesma escalada. Assim, em 20 dias faz-se o que se chama cura pelo limão.
Como usar o limão: espremer o suco num copo e tomar por um canudinho, sem açúcar e em jejum. Após 10 minutos pode tomar o café matinal. Benefícios: limpeza do organismo.
NÃO FAÇA O USO  DO LIMÃO SEM  ANTES CONSULTAR O SEU MÉDICO. Apesar de ser uma terapia natural, pode causar danos à saúde, como por exemplo, alergia.
Bom, essa dica tem como fonte o livro O poder curativo do limão, da coleção Curas Pela Natureza, editora escala. 

8 comentários:

  1. Olá Pérola
    Informações importantes sobre esta frutinha.
    Sempre tenho limões aqui em casa, eles têm várias utilidades.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Olá!!
    Fiquei feliz com sua presença no meu blog, e como boa mineira vim logo retribuir a visita...cheguei na hora do limão...e já de cara fui ganhando ótimas informações...estamos sempre aprendendo com as amigas...isto é muito bom!
    Estarei sempre por aqui, e espero a sua presença mais vezes lá no Sonhar e Realizar...enfim...amigas?

    beijinho
    Tina (SONHAR E REALIZAR)

    ResponderExcluir
  3. Pérola Rosa, que bom que voce me visitou, pois possibilitou-me conhecer o seu cantinho- que é lindo!
    Agora vou te acompanahar com mas frequencia e espero contar com sua presença.beijinhos

    ResponderExcluir
  4. POIS o limão é o ingrediente mais importante de uma bebida de cá d aminha terra Madeira: PONCHA
    que nunca falte limoeiro se limoes
    kis :=)

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga!

    Desculpe a demora em vir te dar um retorno!

    Vc me pediu ajuda para fazer marca dágua nas fotos,né?!...Rsrsrs... Não é simples, amiga e eu tenho sempre que pedir ajuda pro meu marido!!!... Aff... São muuuuitos passos a seguir e eu até anotei, mas não da,viu!

    Quando ele não está em casa, eu ponho as fotos sem a marca dágua mesmo...haha...Se eu conseguir decorar ou fazer de alguma outra maneira, corro aqui pra te ensinar,tá?!

    Desculpe-me amiga,

    Gostei muito do seu blog e achei este post muuuito bom! Parabéns pelo seu trabalho!!!!

    Bjs,

    Paulinha

    ResponderExcluir
  6. Pérola Rosa
    engomar é passar a roupa a ferro. Eu sou da Madeira como já disse e nós temos um dialecto próprio e costumo escrever usando estas palavras que por aqui (ainda) se dizem. kis :=)

    ResponderExcluir
  7. O limão é realmente uma fruta extraordinária, dada a sua utilidade e os seus efeitos benéficos para a saúde.

    Adorei o teu blog!

    Beijinhos

    ResponderExcluir